O surgimento de feridas na pele é comum em pacientes acamados ou com limitações de movimentação, em que muitas vezes a pessoa passa muito tempo na mesma posição. Por isso é importante manter uma rotina de movimentações e utilizar produtos adequados para evitar o aparecimento de ferimentos. Separamos algumas dicas de como prevenir escaras.

A necessidade de repouso constante não é uma característica apenas de pessoas acamadas, mas também daqueles que passaram por algum tipo de cirurgia que os proíbem de se movimentarem por um determinado período de tempo. Em ambos os casos é preciso realizar um atendimento dedicado e de qualidade.

 

Movimente com frequência

A principal causa de escaras é falta de movimentação, portanto crie uma rotina para trocar a posição do paciente a cada duas ou três horas, ação indispensável para aliviar a pressão do corpo no leito. Nunca arraste o paciente na cama, além do risco de machucá-lo, pode estimular o aparecimento de lesões.

Existem produtos que auxiliam na transferência, contenção e movimentação de pacientes acamados. Não hesite em pedir ajuda em caso de necessidade. Lembre-se que a pele de pessoas acamadas é mais sensível, portanto, é necessário evitar movimentos bruscos.

 

Mantenha a higiene e hidratação da pele

Além das constantes mudanças de posições do paciente (técnica conhecida como “mudança de decúbito”), mantenha a higiene e a hidratação. Em “Como dar banho em acamados” listamos dicas de como lavar os cabelos e o corpo de pacientes de forma eficiente, prática e confortável. Não se esqueça de mudar roupas e lençóis periodicamente.

 

Alimentação saudável e massagem

A ingestão de alimentos e bebidas equilibradas e criadas para a necessidade do paciente é fundamental para fortalecer e manter a saúde do mesmo, assim como massagens duas vezes ao dia para aumento da circulação sanguínea e estímulo dos músculos. Exercícios fisioterapêuticos também auxiliam no processo prevenção e manutenção da saúde do corpo do paciente, além de reduzir a pressão dos membros contra a cama.

 

Faça avaliações periódicas

Observe durante o dia e nas higienizações se há sinais de lesões (como vermelhidão e formação de bolha) nas regiões mais suscetíveis ao surgimento de escaras, como: acima do bumbum, quadril, calcanhares, parte interna do joelho, cotovelos, ombros e parte de trás da cabeça.

 

Se notar algo anormal, procure um especialista para diagnóstico e prescrição de um tratamento para que a lesão não evolua e torne-se profunda a ponto de comprometer outras partes do corpo, com infecções e sofrimento para o paciente.

 

Use produtos preventivos

 

A Longevitech possui produtos para proteger e prevenir acamados e pacientes com limitações do surgimento de lesões por falta de movimentação:

 

 

Todos estes produtos foram criados para aliviar a pressão do corpo sobre a cama, de forma simples, prática e aconchegante.

 

Acompanhe a Longevitech nas redes sociais e fique por dentro das nossas dicas e novidades.

https://roulette222ro.com