O tempo de cicatrização de um piercing pode variar muito dependendo do local do corpo e do tipo de jóia utilizado. Mesmo assim, para que o processo de cicatrização seja bem feito, é importante seguir algumas etapas comuns.
É importante manter a área higienizada e evitar tocar ou mexer no piercing para reduzir o risco de infecção, principalmente durante os primeiros dias após a perfuração.
É preciso de muito cuidado, afinal, se a área ao redor do piercing ficar muito inflamada e dolorida, é possível que seja necessária a remoção.
Para isso, separamos algumas dicas para que você tenha uma recuperação mais rápida e segura.
1. Mantenha a área limpa e higienizada:
Antes de tocar no piercing, sempre certifique-se de lavar suas mãos. Para limpar, utilize alguma solução salina, como soro fisiológico e, nas primeiras semanas, repita a higienização por pelo menos 2 vezes ao dia.
2. Não remova o piercing antes da cicatrização completa
Evite remover o piercing antes da cicatrização completa: Remover o piercing antes da cicatrização completa pode interferir no processo de cicatrização e causar infecção. Se precisar remover o piercing por algum motivo, certifique-se de limpar bem a área antes e depois de remover o piercing.
3.Use joias adequadas:
Use joias de boa qualidade que sejam dos seguintes materiais: aço cirúrgico, titânio ou nióbio. Outros tipos de jóias podem causar irritação na pele e não permitir a cicatrização.
Em casos frequentes de inflamação, tente utilizar jóias que permitam que o ar circule livremente para ajudar na cicatrização.
4.Evite piscinas ou banheiras de hidromassagem
Nadar em piscinas ou banheiras de hidromassagem, durante a cicatrização do piercing, pode gerar infecção, por conta das bactérias presentes na água.
Se realmente estiver disposto a nadar, procure utilizar algum curativo impermeável para a proteção do local perfurado.
5.Não durma sobre o piercing
É comum que algumas pessoas durmam sobre o piercing antes mesmo da cicatrização, inflamando e podendo levar a necessidade de remoção da jóia.
Para esses casos, você pode utilizar a Almofada Protetora para Orelhas. Ela protege a orelha do contato com o travesseiro e, para além da utilização dos piercings, ela pode ser usada para auxiliar na recuperação de machucados e cirurgias.
Confira a Almofada Protetora para Orelhas clicando aqui.
Quer ver outros produtos que podem facilitar muitas tarefas na sua vida diária? Clique aqui e confira nosso e-commerce.