fbpx

É notório o aumento da população idosa brasileira, portanto, é de suma importância nos preocuparmos com a autonomia e independência desses, uma vez que não são mais os mesmos idosos que conhecíamos antigamente, hoje são mais ativos e com muita vontade de viver.

Os idosos e também as pessoas com limitações físicas temporárias ou permanentes encontram hoje um grande suporte na Tecnologia Assistiva.

A Tecnologia Assistiva é o termo usado atualmente para se referir aos produtos e serviços com o objetivo de proporcionar autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Os produtos são desenvolvidos por profissionais da área de saúde em parceria com a engenharia, designers e muitos outros profissionais. Os serviços são especialistas que auxiliam na seleção e aquisição de qual o melhor produto para o indivíduo e orientam como usá-lo.

Esses produtos com recursos tecnológicos facilitam a mobilidade e transporte, favorecendo uma vida ativa com conforto e estabilidade postural. Melhoram a capacidade funcional nas atividades da vida diária, proporcionando a adaptação do indivíduo para uma participação plena na vida social e esportiva.

É de extrema importância a família usar essa Tecnologia Assistiva para adaptar o espaço físico ao idoso e ao indivíduo com limitação física, favorecendo-lhe autonomia e prestando assistência somente em ocasiões pontuais. A estratégia é tornar o ambiente desse indivíduo seguro para que ele não só tenha independência, mas também exercite a mente e o corpo.

São fundamentais os exercícios de força, flexibilidade, equilíbrio e propriocepção pois proporcionará mais independência. A tecnologia assistiva pode lhe proporcionar um espaço seguro e possibilita também, com seus produtos, realizar treinos de movimentos automáticos, como: sentar, andar, levantar. O exercício físico também faz parte das indicações para minimizar o envelhecimento cerebral.

Para a família, a Tecnologia Assistiva lhe fornece facilidade no manuseio, com segurança e conforto, proporcionando aos idosos e pessoas com limitações permanentes ou temporárias e familiares segurança, praticidade, conforto e harmonia na relação.

 

Maris Noronha
Fisioterapeuta
Atua na área de Ortopedia e Esportiva
Especialista em Terapia Manual

Open chat